Doce de Natas com Caramelo e Doce de Ovos

Ontem tive um jantar em casa de um dos irmãos do meu namorado e foi-me requisitada esta delicia! Já a tinha feito algumas vezes e desta vez decidi mostrar-vos como se faz! Baseei-me numa receita que encontrei num livro de receitas que aqui tenho por casa. É ideal para fazer no dia antes, tendo em conta que tem de ir para o congelador - fica uma mistura de semi-frio e gelado.


Aqui têm todos os ingredientes necessários:
. 10 gemas de ovos
. 10 colheres de sopa de açucar
. 02 pacotes de natas (frescos)
. 01 lata de leite condensado
. 06 folhas de gelatina incolor (cortadas em bocados e derretidas)
. Caramelo liquido 
. 01 pacote de Bolacha Maria triturado


Comecem por fazer o doce de ovos - basta juntar as gemas de ovos com o açúcar num tacho e com uma vara ou colher de pau, mexer tudo e levar a lume brando até que a mistura engrosse, tendo o cuidado de estar sempre a mexer para que não pegue ao tacho. Depois retirar do tacho o doce e reservar num recipiente até que arrefeça um pouco. 

Após o doce de ovos estar feito, está na altura do doce de natas. Basta bater os dois pacotes de natas até ficarem bem firmes. Depois, juntar a lata de leite condensado, até estar tudo bem combinado. Depois do creme estar pronto basta juntar as folhas de gelatina derretidas. 


E está na hora de montar o doce. Eu utilizei uma forma de bolo inglês.


Começam por colocar um bocado de bolacha triturada e depois a ordem é a seguinte - doce de natas, doce de ovos, bolacha triturada, caramelo, fazem isto duas vezes e acabam com a última parte de natas. Têm de fazer uma estimativa para dividir o doce de natas o melhor possível em três partes e o doce de ovos em duas partes. Para o doce de ovos, tendo em conta que é muito espesso e pesado em comparação com o doce de nadas, eu não faço uma camada, vou colocando aos poucos por cima do doce de natas para ficar distribuído o melhor possível sem destruir a criação! 
Também não coloquei o caramelo como uma camada, espalhei apenas por cima da bolacha, tendo em conta o sabor forte que tem, achei que seria demais uma cama inteira.


Depois de colocarem a ultima camada de natas, se vos tiver sobrado alguma bolacha, podem polvilhar um pouco por cima. Cobrir com papel de alumínio e levar ao congelador até ficar firme. 
Para desenformar basta aquecerem um pouco os lados da forma com água quente ou no bico do fogão, porque depois o doce desliza muito facilmente.

E deixo-vos também uma foto do que foi o jantar - uma deliciosa francesinha! Estava mesmo saborosa e o molho, modéstia à parte, estava divinal. Só tive pena de conseguir comer 1/3 dela, fiquei logo cheia!


Desculpem a qualidade horrível destas ultimas fotos, já foram durante o jantar e não tinha a minha máquina e como vos queria mostrar o resultado final, tive de tirar com o telemóvel e com pouca luz.

2 comments:

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores