Tarte Merengada de Limão

Hoje é dia de receita! Estou de folga, está um tempo maravilhoso e estava com saudades de um tempinho dedicado à cozinha, por isso decidi fazer uma das minhas receitas preferidas - Tarte Merengada de Limão.
É uma receita super simples! Eu decidi fazer a massa em casa mas se quiserem também podem comprar massa quebrada ou folhada (o que gostarem mais), o que faz com que seja ainda mais rápido fazer esta delicia!


Para a massa:
. 200g de farinha
. 200g de manteiga à temperatura ambiente
. 1 colher de sopa de açúcar
. 1 gema de ovo

Para o Recheio:
. 2 gemas
. 1 limão (sumo e raspas)
. 2dl de leite
. 1/2 cup de açúcar
. 3 colheres de sopa de Maizena (dissolvida em 1/2 chávena de água)

Para o Merengue:
. 5 claras de ovo
. 5 colheres de açúcar em pó

Se optarem por fazer a massa em casa, começam por fazê-la! Basta juntar todos os ingredientes numa tigela e misturar tudo! Eu prefiro fazer isto com as mãos pois consigo mais facilmente perceber quando está tudo combinado. Quando obtiverem uma mistura homogénea, basta fazer uma bola com a massa, embrulhar em papel celofane e guardar no frigorífico durante 1 hora. Após esta hora, estender a massa e colocar numa forma previamente untada e com uma folha de papel vegetal para não pegar. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos.

Para o recheio, basta num tacho juntar todos os ingredientes, levar a lume brando e mexer sempre com uma vara até começar a engrossar e a ferver. Se por acaso gostarem de um sabor muito forte e intenso a limão, podem juntar o sumo de mais meio limão a esta mistura.

Para o merengue, basta bater as claras juntamente com o açúcar até ficarem bem firmes. Depois, é só montar a tarte - após os 15 minutos no forno, coloquem o recheio de limão cobre a massa e depois o merengue. Podem colocar o merengue com um saco de pasteleiro para ficar mais bonito ou podem colocar com um salazar (como eu fiz) para um ar mais rústico. Levar ao forno durante mais 10/15 minutos, até o merengue ficar dourado e voilá, têm esta delicia pronta a ser devorada!



 

1 comments:

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores