Receita - Red Velvet Cake


Olá a todas!

Hoje venho partilhar com vocês a receita de um dos meus bolos preferidos - o red velvet. Já não fazia este bolo à cerca de 6 meses e aproveitei o facto da minha avó Bina fazer anos hoje e fiz-lhe eu o bolo para lhe cantarmos os parabéns depois de jantar! Quando lhe disse que ia fazer eu o bolo de anos para ela, ficou toda contente! E sendo ela uma gulosa de primeira, passou o dia inteiro ao meu lado enquanto eu ia fazendo o bolo e foi provando as coisas à medida que as fui fazendo!


Digo-vos que fiquei muito satisfeita com o resultado, pois volta e meia tenho algumas dificuldades com as coberturas e a decoração dos bolos (o creme nunca fica com a consistência desejada) mas após tantas falhas, já percebi como e esta cobertura saiu super bem, assim como o próprio red velvet!

E depois de muito procurar e ver as receitas, lá consegui arranjar uma simples e que fica deliciosa! 

Continuem a ler para verem como podem fazer este bolo delicioso!

Em primeiro lugar, os ingredientes!

Para o Red Velvet:

240g de farinha
2 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de sal
115g de manteiga / margarina à temperatura ambiente (usei Vaqueiro)
300g de açucar
1 colher de sopa de baunilha
2 ovos
1 colher de sopa de corante vermelho
240 ml de buttermilk
1 colher e meia de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de vinagre

Recheio e cobertura:
400g de queijo mascarpone (por exemplo, as caixas de mascarpone do Continente têm 250g, eu usei uma e meia)
1 pacote de natas
50 a 60g de açucar em pó
Corante alimentar (opcional)

Nota: Caso não consigam encontrar buttermilk, como é o meu caso, basta juntarem a leite normal o sumo de meio limão e deixarem repousar à temperatura ambiente durante 15 minutos!

Como fazer:
1 – Ligar o forno a 180ºC e untar duas formas redondas iguais com manteiga e farinha (neste caso usei umas de fundo amovível, para depois ser mais fácil retirar da forma - as que eu uso comprei no IKEA, são óptimas).
2 – Em primeiro lugar, o bolo! Num recipiente, juntar a farinha, o cacau e o sal. Reservar.
3 - Noutro recipiente, bater a manteiga, o açúcar e a baunilha até que a mistura esteja homogénea. Juntar os ovos e o corante vermelho e misturar muito bem. Adicionar depois a mistura da farinha alternadamente com o buttermilk e bater até estarem todos os ingredientes combinados.
4 - Misturar numa tigela o bicarbonato de sódio e o vinagre (não se assustem que quando deitarem o vinagre, vai fazer espuma) e deitar cuidadosamente na mistura anterior.
5 - Deitar a massa em ambas as formas, tentando dividir por metades iguais. Levar ao forno durante 30 minutos.
6 - Depois de retirado do forno, o bolo terá de arrefecer completamente. Para depois não haverem problemas com a cobertura, é aconselhável até que devem durante algum tempo os bolos ao frigorífico.
7 -  Enquanto o bolo fica fresquinho, podem ir adiantando o recheio/cobertura. É importante que tanto as natas como o mascarpone estejam mesmo frios, porque assim é mais fácil obterem a consistência necessária para o bolo. Assim, é só juntarem todos os ingredientes numa tigela, batendo a mistura devagar no inicio, até incorporar todos os ingredientes e depois aumentar a força da batedeira até obter uma consistência fofa e forte (como se fosse chantilly). Podem ver isso se, com a batedeira, levantarem as varas e se a mistura se manter no sitio, sem escorregar, está pronto! Levem durante algum tempo esta mistura ao frigorífico para garantir a consistência. 


Depois, basta só montar o bolo! Podem fazer conforme pretenderem: podem juntar os dois bolos, ou podem dividir os bolos ao meio, ficando com 4 camadas mais finas. Uma coisa que aconselho, para que o bolo fique com melhor aspecto, é que aparem o bolo, ou seja, que o deixem liso. Para isso, podem utilizar um aparador ou uma faca de serrilha. Eu uso o aparador, é muito mais fácil e a metida é certa, havendo assim mais garantias que o bolo fica liso! Caso optem por fazer as 4 camadas, podem também utilizar o aparador para cortar!

Aqui, utilizei a mesma cobertura (o branco e o cor de rosa), apenas utilizei um pouco de corante vermelho para obter o cor de rosa e utilizei um saco de pasteleiro com uma ponta de estrela (a ponta estava meio defeituosa, pelo que as estrelas não saíram direitinhas) e uma ponta redonda para fazer os pontinhos.

Quando for altura de colocar o recheio e cobertura, existem algumas dicas que vos podem ajudar! Primeiro, utilizar uma espátula ou algo que tenham liso para colocar o recheio. Segundo, trabalhar sempre de dentro para fora, ou seja, coloquem uma boa quantidade de creme no centro do bolo, e trabalhar para as margens do bolo, ficando assim melhor distribuído! Terceiro, tentem nunca tocar com a espátula ou qualquer que seja o utensílio que estejam a utilizar directamente no bolo, só no creme. Isto ajuda a evitar migalhas do bolo na cobertura! E o mais importante de tudo, o creme e o bolo têm de estar bastante frescos! É bom deixarem ambos umas boas horas no fresco para depois quando for hora de colocarem o creme, que este não escorregue!

O bolo foi um sucesso e a minha mãe só disse "Joana, está aprovado, podes fazer mais!".

Experimentem fazer, é um bolo delicioso! E podem aproveitar esta cobertura para colocar em cupcakes, fica muito bom (é o que eu costumo fazer!).

Beijinhos a todas*

6 comments:

  1. já guardei nos meus favoritos :D também vou experimentar! beijinhos e obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  2. Nossa que bolo lindo, minha mãe fez um dia desses bolo Tris.. com bis sabe?
    ela disse que irá fazer de novo eu juro que posto a receita e coloco foto no meu blog :)
    Bjoo

    ResponderEliminar
  3. Este é sem sombra de dúvida dos melhores bolos que já comi :)

    ResponderEliminar
  4. Roubei a receita! Tem taaaão bom aspeto! NHAM!

    Beijooo *


    www.mirabilismakeup.blogspot.com

    ResponderEliminar

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores

Seguir por Email