Receita - Red Velvet Cake


Olá a todas!

Hoje venho partilhar com vocês a receita de um dos meus bolos preferidos - o red velvet. Já não fazia este bolo à cerca de 6 meses e aproveitei o facto da minha avó Bina fazer anos hoje e fiz-lhe eu o bolo para lhe cantarmos os parabéns depois de jantar! Quando lhe disse que ia fazer eu o bolo de anos para ela, ficou toda contente! E sendo ela uma gulosa de primeira, passou o dia inteiro ao meu lado enquanto eu ia fazendo o bolo e foi provando as coisas à medida que as fui fazendo!


Digo-vos que fiquei muito satisfeita com o resultado, pois volta e meia tenho algumas dificuldades com as coberturas e a decoração dos bolos (o creme nunca fica com a consistência desejada) mas após tantas falhas, já percebi como e esta cobertura saiu super bem, assim como o próprio red velvet!

E depois de muito procurar e ver as receitas, lá consegui arranjar uma simples e que fica deliciosa! 

Continuem a ler para verem como podem fazer este bolo delicioso!

Em primeiro lugar, os ingredientes!

Para o Red Velvet:

240g de farinha
2 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de sal
115g de manteiga / margarina à temperatura ambiente (usei Vaqueiro)
300g de açucar
1 colher de sopa de baunilha
2 ovos
1 colher de sopa de corante vermelho
240 ml de buttermilk
1 colher e meia de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de vinagre

Recheio e cobertura:
400g de queijo mascarpone (por exemplo, as caixas de mascarpone do Continente têm 250g, eu usei uma e meia)
1 pacote de natas
50 a 60g de açucar em pó
Corante alimentar (opcional)

Nota: Caso não consigam encontrar buttermilk, como é o meu caso, basta juntarem a leite normal o sumo de meio limão e deixarem repousar à temperatura ambiente durante 15 minutos!

Como fazer:
1 – Ligar o forno a 180ºC e untar duas formas redondas iguais com manteiga e farinha (neste caso usei umas de fundo amovível, para depois ser mais fácil retirar da forma - as que eu uso comprei no IKEA, são óptimas).
2 – Em primeiro lugar, o bolo! Num recipiente, juntar a farinha, o cacau e o sal. Reservar.
3 - Noutro recipiente, bater a manteiga, o açúcar e a baunilha até que a mistura esteja homogénea. Juntar os ovos e o corante vermelho e misturar muito bem. Adicionar depois a mistura da farinha alternadamente com o buttermilk e bater até estarem todos os ingredientes combinados.
4 - Misturar numa tigela o bicarbonato de sódio e o vinagre (não se assustem que quando deitarem o vinagre, vai fazer espuma) e deitar cuidadosamente na mistura anterior.
5 - Deitar a massa em ambas as formas, tentando dividir por metades iguais. Levar ao forno durante 30 minutos.
6 - Depois de retirado do forno, o bolo terá de arrefecer completamente. Para depois não haverem problemas com a cobertura, é aconselhável até que devem durante algum tempo os bolos ao frigorífico.
7 -  Enquanto o bolo fica fresquinho, podem ir adiantando o recheio/cobertura. É importante que tanto as natas como o mascarpone estejam mesmo frios, porque assim é mais fácil obterem a consistência necessária para o bolo. Assim, é só juntarem todos os ingredientes numa tigela, batendo a mistura devagar no inicio, até incorporar todos os ingredientes e depois aumentar a força da batedeira até obter uma consistência fofa e forte (como se fosse chantilly). Podem ver isso se, com a batedeira, levantarem as varas e se a mistura se manter no sitio, sem escorregar, está pronto! Levem durante algum tempo esta mistura ao frigorífico para garantir a consistência. 


Depois, basta só montar o bolo! Podem fazer conforme pretenderem: podem juntar os dois bolos, ou podem dividir os bolos ao meio, ficando com 4 camadas mais finas. Uma coisa que aconselho, para que o bolo fique com melhor aspecto, é que aparem o bolo, ou seja, que o deixem liso. Para isso, podem utilizar um aparador ou uma faca de serrilha. Eu uso o aparador, é muito mais fácil e a metida é certa, havendo assim mais garantias que o bolo fica liso! Caso optem por fazer as 4 camadas, podem também utilizar o aparador para cortar!

Aqui, utilizei a mesma cobertura (o branco e o cor de rosa), apenas utilizei um pouco de corante vermelho para obter o cor de rosa e utilizei um saco de pasteleiro com uma ponta de estrela (a ponta estava meio defeituosa, pelo que as estrelas não saíram direitinhas) e uma ponta redonda para fazer os pontinhos.

Quando for altura de colocar o recheio e cobertura, existem algumas dicas que vos podem ajudar! Primeiro, utilizar uma espátula ou algo que tenham liso para colocar o recheio. Segundo, trabalhar sempre de dentro para fora, ou seja, coloquem uma boa quantidade de creme no centro do bolo, e trabalhar para as margens do bolo, ficando assim melhor distribuído! Terceiro, tentem nunca tocar com a espátula ou qualquer que seja o utensílio que estejam a utilizar directamente no bolo, só no creme. Isto ajuda a evitar migalhas do bolo na cobertura! E o mais importante de tudo, o creme e o bolo têm de estar bastante frescos! É bom deixarem ambos umas boas horas no fresco para depois quando for hora de colocarem o creme, que este não escorregue!

O bolo foi um sucesso e a minha mãe só disse "Joana, está aprovado, podes fazer mais!".

Experimentem fazer, é um bolo delicioso! E podem aproveitar esta cobertura para colocar em cupcakes, fica muito bom (é o que eu costumo fazer!).

Beijinhos a todas*

6 comments:

  1. já guardei nos meus favoritos :D também vou experimentar! beijinhos e obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  2. Ah que aspecto delicioso! :D *.*

    ResponderEliminar
  3. Nossa que bolo lindo, minha mãe fez um dia desses bolo Tris.. com bis sabe?
    ela disse que irá fazer de novo eu juro que posto a receita e coloco foto no meu blog :)
    Bjoo

    ResponderEliminar
  4. Este é sem sombra de dúvida dos melhores bolos que já comi :)

    ResponderEliminar
  5. Roubei a receita! Tem taaaão bom aspeto! NHAM!

    Beijooo *


    www.mirabilismakeup.blogspot.com

    ResponderEliminar

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores