Hoje vou-vos mostrar uma receita ideal para fazerem para uma tarde com as amigas ou qualquer ocasião em que queiram ter algo visualmente bonito e igualmente delicioso na vossa mesa! Trata-se dos macarons!
São simples de se fazer (no entanto exigem atenção) e são super deliciosos! Podem fazer com vários recheios e de várias cores.
Vamos então à receita:
Vamos então à receita:
Ingredientes:
85g de amêndoas moídas
225g de açúcar em pó (confectioner sugar)
2 claras de ovos (grandes)
½ colher de chá de sal
Opcional:
Corantes alimentares
Recheio de Chocolate (Ganache)
110g de chocolate de culinária (pode ser em pepitas)
80ml de natas
1 colher de sopa de manteiga (à temperatura ambiente)
1 pitada de sal
Receita - para fazer os Macarons:
- Ligar o forno a 150º C. Preparar dois tabuleiros com papel vegetal e reservar. Com esta receita tem mesmo de se usar o papel vegetal na base do tabuleiro, devido à consistência do macaron, sem o papel, irá de certeza ficar colado ao fundo.
- Peneirar o açúcar em pó e a farinha juntos, para um recipiente.
- Numa tijela, bater em velocidade média as claras, o sal e o creme tártaro, até as claras ficarem ligeiramente batidas (até fazerem picos suaves). Depois, aumentar a velocidade para o máximo e juntar lentamente o açúcar granulado e bater até que as claras fiquem em castelo (até que possam virar a tijela sem que as claras caiam).
1 - Ao começar a bater as claras.2 - Quando têm esta textura (com picos pouco consistentes) é que se deve adicionar o açucar.
3 - As claras batidas em castelo. - Com uma colher grande ou um salazar, misturar com cuidado as claras com mistura do açúcar em pó e da farinha. Não se preocupem porque as claras irão desfazer-se um pouco e perder o volume, é normal.
Neste caso, dividi a mistura em duas partes iguais. Uma deixei com a cor natural, e a outra parte misturei corante vermelho.
- Colocar esta mistura num saco de pasteleiro (ou podem vocês mesmas fazê-lo com um saco de plástico, basta cortarem um dos cantos). Com o saco, deitar pequenas quantidades da mistura com cerca de 3 cms de diâmetro nos tabuleiros previamente preparados. Atenção, coloquem a massa cerca de 2 a 3 cms afastada umas das outras porque senão, ao cozerem (como têm tendência a “escorregar” um pouco), irão ficar coladas umas às outras.
- Deixar os bolinhos reservados durante 30 minutos, destapados.
- Levar ao forno durante 20 a 25 minutos, ou até estarem duros e com as margens dos bolinhos estarem ligeiramente mais escuras. Atenção – quando passarem cerca de 10, 12 minutos dos bolos estarem no forno, virem o tabuleiro ao contrário para que todos fiquem cozidos da mesma forma.
- Retirar do forno e deixar arrefecer.
Receita - para fazer o ganache:
- Em lume médio, aquecer as natas até criar bolinhas nas margens (mesmo antes de ferver)
- Num recipiente, deitar as natas por cima do chocolate e deixar repousar 1 minuto. Adicionar a manteiga e misturar todos os ingredientes até que o chocolate esteja completamente derretido. Reservar durante alguns minutos antes de colocar o ganache nos macarons.
Montar os macarons:
Para finalizar os macarons, retirar os bolinhos do tabuleiro com muito cuidado, pois são muito frágeis. E agora é só fazerem como se fosse uma sandes – num dos bolinhos barrar o ganache na parte lisa e colocar outro bolinho por cima e já está, têm os bolinhos prontos a serem servidos!
Os macarons conseguem aguentar até 3 dias num recipiente fechado à temperatura ambiente.
Como vos mostrei e disse no início, podem fazer várias variedades destes bolinhos. Podem utilizar corantes para que as cores do próprio bolinho fiquem diferentes e podem utilizar recheios diferentes! Neste caso em baixo, utilizei corante vermelho (apenas 3 ou 4 gotas) e recheei com doce de morango, uma delícia!
Experimentem fazer esta receita e depois digam-me o que acharam! Qualquer dúvida, digam!
Só faltou a foto do resultado final.
ResponderEliminar