Barcelona - Fevereiro 2013

Ora então vamos lá falar sobre Barcelona!

Primeiro de tudo, como boa agente de viagens que sou, marquei a viagem com bastante antecedência (em Outubro). Aprendam uma coisa - com quanto mais tempo de antecedência se reserva, melhores garantias temos de ter um valor mais económico. Normalmente os hotéis fazem promoções de early booking, o que faz com que os valores sejam ótimos. Outra coisa, é tentar viajar em alturas de pouca afluência, longe das férias escolares.

Fomos em Fevereiro e foi a prenda de natal que dei ao Nuno! Fomos de 22 a 24, duas noites que foram o ideal. Barcelona tem muito que ver mas desde que seja de forma organizada, duas noites/três dias chegam bem, mas em geral os meus clientes reservam sempre 3 noites para estarem mais a vontade! Apanhámos um pouco de tudo em termos de meteorologia, chuva, frio, até neve, sol e calor.

Fomos com voos TAP, com ótimos horários. Apanhamos também uma promoção com valores a rondar os 85€ por pessoa.

Hotel
Ficámos no Rialto, um 3* a meio caminho entre as Ramblas e o Bairro Gótico. Estava com uma promoção de early booking com pequeno-almoço incluído e para nós o principal é a localização, o que é excelente em relação a este hotel. Tem 7.3 no Booking o que me parece justo. Ficámos num quarto super grande, mas que não tem grande isolação. No mesmo andar que nós estava uma família com crianças e cada vez que passavam, parecia quase que estavam dentro do quarto. Mas pelo preço que pagamos, não nos pudemos queixar! A promoção que estava na altura foram 150€ para duas noites, o que foi ótimo.

A Cidade
É uma cidade relativamente pequena, antes de lá ir julgava que era muito maior. Corremos praticamente tudo a pé, só andámos uma vez de metro, para descer do Parc Guell que ainda é bastante, depois de se ter subido a cidade toda!
O aeroporto fica a cerca de 20/30 minutos de autocarro do centro e o aerobus custa 10,20€ um bilhete de ida e volta. Dá acesso direto à Praça da Catalunya, ponto central da cidade. Em relação ao hotel onde ficamos, tivemos de andar uns 10/15 minutos, descendo até meio das Ramblas e depois o hotel ficava numa transversal.

Básicamente foi este itinerário que fizemos - começámos por passear um pouco no Barrio de la Gracia e claro, passámos pela Casa Batló e La Pedrera. São de facto impressionantes e muito bonitas, mas acabámos por não entrar porque queríamos aproveitar mais a Sagrada Família e preferíamos investir nesse monumento e ir mesmo visitar. Em geral, o preço da La Pedrera são 16,50€ e a Casa Batló 20,35€, o que neste ultimo caso achámos bastante caro.

Depois destes dois monumentos, e como o caminho é relativamente "a direito" fomos ver a Sagrada Familia, para ver de que forma era mais fácil conseguir entrar. Chegámos lá e, como seria de esperar, uma fila descomunal que quase que dava a volta à catedral. Fomos pedir informações para evitar as filas e as senhoras do serviço de informações explicaram que se pode comprar pela internet com cartão de crédito ou nas caixas MB La Caixa com um cartão MB. Optamos por esta opção e é mesmo muito simples! Escolhemos o dia em que queremos visitar a Sagrada Familia (que no nosso caso foi o dia a seguir) e escolhemos a hora a que queremos entrar (por exemplo, entre as 09h e 10h, 10h e 11h, etc). Paga-se o mesmo do que nas bilheteiras da catedral, um valor a rondar os 15,00 para visitar apenas a zona da Basilia (na altura não conseguíamos subir às torres pois estavam em obras).

Deixámos esta zona e voltámos às Ramblas para passar o resto da tarde, para vermos tudo com mais detalhe! Tudo cheio de lojas e restaurantes e artistas a pintarem e a desenharem e homens-estátua, cria-se um ambiente muito giro e animado! Tem imensas barraquinhas com gelados e sumos naturais de comer/beber e chorar por mais. Durante os três dias que lá ficámos, passeamos imensas vezes por aqui e foi onde almoçávamos e jantávamos sempre! Não achei nada exageradamente caro, só que a comida em relação ao que estamos habituados a pagar aqui em Portugal, não tem metade da qualidade, mas não se pode ter tudo! Aos almoços iamos ao McDonalds ou Burger King e ao jantar íamos a restaurantes propriamente ditos com uma média de 15€ por pessoa.

Começando o segundo dia, ficou combinado que iriamos à Sagrada Familia e ao Parc Guell da parte da manhã e que durante a tarde iriamos ao Parque da Cidadela e iriamos dar um passeio pela Barceloneta. Tenho a dizer-vos que estava um frio de morrer, acho que o mais frio que senti até hoje! Decidimos ir a pé para aproveitar um pouco a vista. Saímos do nosso hotel bem cedo, percorremos o Bairro Gótico e depois seguimos caminho até à Sagrada Familia, que foi cerca de meia hora sempre a andar! A cidade vista assim tem uma beleza inexplicável. Aconselho a quem lá for, para passear bastante a pé que vale a pena.

Com muito frio, lá chegámos à Sagrada Familia. Aquilo é muito maior do que parece! Torres enormes e é super grande. E só de pensar que ainda está em construção...

Na altura em que lá fomos, estavam a trabalhar na entrada principal, nas representações que lá estão. Entrámos diretamente pela porta de quem já tem bilhetes e melhor não podia ser. Em termos da catedral, nem consigo explicar. Quem vê por fora, uma coisa castanha simples mas trabalhada, não imagina a cor que inunda os interiores, com os vitrais lindíssimos que estão a ser colocados. Podem ver pelas fotos que é um sitio bastante iluminado (e isto num dia cheio de nuvens). Em todo o lado se encontram pormenores que juntam a natureza à religião. Por todo o lado se vêem representações de flores e animais. Tivemos a oportunidade de ver uma exposição que explica como foi projetada a Sagrada Familia e é de facto impressionante. Vale muito a pena visitar!

Seguiu-se uma valente caminhada a subir até ao Parc Guell. Nesta altura o tempo já tinha melhorado bastante, já estava o céu limpo e o sol a aparecer em força. Custou mais a caminhada por ser sempre a subir e é por uma zona mais residencial. Tenho que frisar que a meio do caminho, começámos a olhar para os carros e estavam cheios de neve, tal era o frio que tinha estado! Um momento alto para mim que nunca tinha visto neve na vida!

O Parc Guell fica mesmo no cimo da cidade, com uma excelente vista! Não cobram qualquer tipo de entrada e mais uma vez, um sitio a não perder! Como estava tudo com neve, eram só famílias com crianças com fatos de neve prontos para a brincadeira, mas infelizmente o sol derreteu rapidamente toda a neve. É um sitio muito bonito com uma vista brutal para a cidade. Um sitio com as características típicas do Gaudí,  com os azulejos a fazer padrões lindíssimos e cheios de cor e, a não faltar a típica foto com o lagarto na escadaria, que demorei uns bons minutos à espera para conseguir tirar.

A partir daqui, não tivemos coragem de descer toda aquela distância, então apanhámos o metro para a praça da Catalunya e fomos almoçar.

Entretanto, passei por um local que tenho de destacar - La Boqueria, a meio das Ramblas. Um dos mercados mais espectaculares que já vi, com bancas enormes cheias de gomas, covettes com fruta pronta a comer, sumos naturais acabados de fazer, e isto tudo um espaço enorme!

Daqui, demos mais um belo passeio a pé pelo Bairro Gótico (onde passámos pela Catedral), seguindo para o Parque da Cidadela e entretanto seguimos até ao Porto Olímpico e descemos toda aquela zona por Barceloneta até estarmos novamente em frente às Ramblas. Esta zona é toda à beira mar, com uma bonita vista. Vale a pena para relaxar um bocadinho (depois de quilómetros e quilómetros a andar!!)

Infelizmente já estávamos tão cansados que nos esquecemos de tirar fotos na zona do Porto Olímpico e Barceloneta, sorry!

No dia do regresso, passeámos mais um pouco pelas Ramblas, Praça da Catalunya e Barrio de la Gracia e depois foi altura de apanhar o Aerobus e apanhar o avião.

Em resumo, foi uma cidade que ambos adorámos e que em três dias conseguimos ver bem. Só nos falhou mais a zona do estádio do Barcelona e assim, mas em geral conseguimos conhecer a cidade e andámos que nos fartámos, mas como já disse, vale bem a pena para se conhecer a cidade de uma outra forma!

Caso não conheçam, não deixem passar muito tempo porque vale bem a pena! Uma cidade encantadora e que deixa vontade de lá ficar muito mais tempo!