Receita – Bolo de Baunilha com Ganache de Chocolate e Morangos

Olá caras seguidoras,

Hoje foi dia de aniversário cá por casa, sinónimo de eu me esmerar e fazer um belo bolo de aniversário! Hoje foi a minha mãe que fez anos, e pediu-me um bolo que tivesse recheio de chocolate!


Eu, lá andei á procura nos meus diversos livros de culinária e encontrei um bom bolo de baunilha e também a tal cobertura de chocolate (também chamada de ganache, mas que mais parece Tulicreme!). Como achei que assim o bolo ficava muito simples, decidi acrescentar uns morangos, tanto entre as camadas do bolo como por cima, e digo-vos, este bolo é uma delicia!

É relativamente simples de se fazer e fica uma óptima surpresa para um familiar ou para uma ocasião especial (como o dia dos namorados, que se está a aproximar). Segundo o pessoal cá de casa, dizem que este é um bolo mais direccionado para o publico feminino!

Continuem a ler para verem a descrição de toda a receita e ingredientes utilizados!

Para o bolo:

255g de manteiga/margarina à temperatura ambiente
210g de açucar
4 ovos grandes
210g de farinha com fermento
1 colher de chá de extracto de baunilha

Para a Ganache de Chocolate (ou Tulicreme):
300g de chocolate negro
45g de manteiga/margarina
350ml de natas

Para rechear e decorar:
700g de morangos
Chantily
 
Como fazer:
1 - Em primeiro lugar, começa-se pelo bolo! Pré-aquecer o forno a 180º e untar três formas com cerca de 20 a 23cm de diâmetro (será um bolo de camadas). Podem untar com manteiga e farinha ou untar com manteiga e cobrir o fundo e os lados com papel vegetal.
2 - Juntar a manteiga e o açucar e bater até ficar uma mistura esbranquiçada. Juntar depois os ovos, um a um.
3 - Peneirar a farinha, colocar na mistura prévia e juntar também a baunilha.
4 - Deitar então a massa nas formas, tentando dividir o melhor possível pelas três. Tentem deixar a massa o mais lisa possível antes de levar ao forno.
Levar ao forno durante 20 minutos, até os bolos começarem a ficar dourados nas margens.  Não se assustem porque não é suposto o bolo crescer muito, cada camada irá ter cerca de dois dedos de altura.
5 - Retirar do forno, deixar arrefecer ligeiramente e desenformar. Não é necessário levarem ao frigorífico, porque iria fazer o bolo endurecer.
6 - Relativamente à ganache de chocolate, é bastante simples de se fazer! Coloquem o chocolate e a manteiga, ambos partidos aos pedaços num recipiente resistente ao calor (pode ser uma tigela de inox ou de pirex, tudo menos tupperwares). Aqueçam as natas até ferverem, depois adicionar ao chocolate e à manteiga e deixar assim, sem mexer, durante 5 minutos. Depois, mexer até obterem uma textura cremosa e deixar depois arrefecer até a mistura ficar brilhante e espessa. Reservar até arrefecer completamente. Irá ficar com textura tipo Tulicreme ou Nutella.

Para montar o bolo, é simples! 


1 - Têm primeiro de verificar duas questões, se a parte de cima dos bolos estão lisinhas. Se alguma parte do bolo tiver “inchado” (por causa do calor do forno) com a ajuda de uma faca de serrilha ou de um utensilio próprio para o efeito, cortem o necessário até ficar liso. Tenham também em atenção se o tamanho (altura) dos bolos são iguais, pois caso tenham cortado um e o outro não, pode ficar um mais pequeno que o outro. Tentem que ambos tenham a altura mais semelhante possível.
2 - Coloquem então um dos bolos em baixo (podem optar por mante-lo direito ou vira-lo para baixo, dependendo de qual dos lados vocês achem que esteja melhor - neste caso virei todos para baixo) e depois coloquem um bom bocado da ganache de chocolate por cima do bolo. Se acharem que o chocolate está muito espesso para conseguirem espalhar bem, podem aquecer um pouco no microondas. Espalhem bem sobre toda a superfície do bolo com a ajuda de uma espátula ou salazar, até ficar liso. 
3 - Depois, coloquem sobre esta camada morangos cortados às fatias. 


 4 - Façam o mesmo processo com outro dos bolos. Relativamente ao ultimo, cubram com o chocolate, por cima e pelos lados. Coloquem depois o outro bolo por cima e o resto da ganache de chocolate, tanto por cima como dos lados, cobrindo assim a totalidade do bolo deixando o mais lisinha possível. Podem depois fazer pequenos montinhos de chantily (que combina perfeitamente com todos os sabores do bolo). Relativamente ao resto dos morangos, cortem o pé dos mesmos e coloquem-nos no bolo com a ponta virada para cima.


Podem também optar por colocar chantily no meio das camadas, também irá ficar delicioso! Bolo, chocolate, morangos e chantily, e assim sucessivamente!
Como vêem, acho que o que demora mais é mesmo a montar o bolo! Porque no global, parece um bolo muito complicado mas é simples ! Sem dúvida uma boa aposta e bem saborosa!

Um beijinho*

2 comments:

  1. Ai tu tens um jeitão para a maquilhagem e para a culinária! O bolo apesar de lindo parece delicioso! =)

    ResponderEliminar

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores