Receita - Barritas de Caramelo e Chocolate

Olá a todas! 

 Hoje venho mostrar-vos uma guloseima que fiz ontem para o aniversário do meu namorado. Sendo que ele adora coisas como caramelo e leite condensado, fiz um género de barrita com uma base de bolacha, caramelo no meio e coberto de chocolate negro e digo-vos é delicioso! 


Sendo completamente honesta convosco, a primeira dentada na barrita deixa-nos a pensar "mas que raio é que isto tem aqui dentro?" mas depois, à medida que os sabores se misturam, não vos apetece comer mais nada!

Continuem a ler para verem a lista dos ingredientes utilizados e como fiz esta guloseima!
 

Os ingredientes utilizados foram:
Para a base de bolacha:
115g de manteiga/margarina à temperatura ambiente
175g de farinha simples (sem fermento)
55g de açúcar amarelo

Para o Recheio de Caramelo:
175g de manteiga/margarina
115g de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de melaço
1 lata de leite condensado



Para a cobertura de Chocolate:
1 tabelete (200g) de chocolate culinário (utilizei chocolate com 70% de cacau, é um pouco mais caro mas para esta receita, vale a pena)
3 colheres de sopa de leite

Como fazer:

1 - Ligar o forno a 180ºC e untar com manteiga e farinha uma forma quadrada de fundo amovível, com cerca de 23cms.
2 - Para a base, basta juntar todos os ingredientes e bater com a batedeira o misturar o melhor possível com as vossas mãos, pois é uma massa bastante espessa, até obterem uma mistura consistente. Depois, coloquem esta mistura na forma e pressionem bem no fundo até ficar a base lisa. Levar ao forno durante 20 a 25 minutos ou até as margens ficarem douradas.
3 - Enquanto a base está no forno, podem adiantar o recheio. Num tacho pequeno, juntar todos os ingredientes e levar a lume brando, mexendo sempre. Deixar ferver durante 5-6 minutos, nunca deixando de mexer, até o caramelo começar a ficar mais espesso. Assim que a base de bolacha estiver feita, deitar este caramelo por cima e levar ao frigorífico até ficar firme. Eu deixei no frigorífico a noite inteira.
4 - Relativamente à cobertura de chocolate, basta cortar aos pedacinhos a tabelete, juntar o leite e levar a lume brando até derreter completamente. Depois é só deitar o chocolate por cima do caramelo, tentando deixar o mais liso possível. Levar ao frigorifico até o chocolate solidificar. 
Para desenformar, basta abrirem a forma que, por causa do caramelo, vai-se despegar facilmente, e passem uma faca o fundo que esta descola-se também facilmente. Depois, podem cortar às barritas ou quadrados, conforme preferirem! 
Como vêem, não é nada muito complicado e é muito bom! O melaço, é o que dá o sabor diferente a esta guloseima, por isso, se não forem grandes amantes, coloquem apenas uma colher de sopa. 

Beijinhos*

3 comments:

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores