Receita - Tarte de Amêndoa

Olá caras seguidoras!

Hoje venho partilhar com vocês uma das minhas receitas preferidas, a tarte de amêndoa da minha mãe! Após muito insistir com ela, lá me deu a receita e a autorização para partilhar com vocês esta delicia aqui no blog!


Vou-vos ser muito sincera, eu nem gosto nada de amêndoa...a única maneira de a comer é assim nesta tarte, porque fica com uma textura e um sabor tão delicioso, que só apetece comer mais! 

Esta tarte é uma óptima opção para colocarem na vossa mesa para a véspera de Natal e não custa nada fazer!

Continuem a ler para verem todos os ingredientes utilizados e a receita detalhada!
Em relação aos ingredientes, os que usei foram:
Para a Massa/Base (para uma tarteira grande - diâmetro de 31cms) :

200g de farinha
200g de açucar
2 ovos
125g de margarina (à temperatura ambiente)

Para a cobertura:
220g de amêndoas laminadas
150g de açucar
100g de margarina
2,5 dl de leite

Como fazer:
1 – Ligar o forno a 220ºC e untar a tarteira com manteiga. Se preferirem, podem também colocar papel vegetal no fundo, para garantirem que a tarte se solta facilmente.
2 – Em primeiro lugar, fazer a base - juntar todos os ingredientes (a margarina aos cubos) até ficar uma mistura homogénea, sem bocados de margarina visíveis. 
3 - Após a massa estar pronta, colocar na tarteira - é mais facil colocarem toda a mistura no meio da forma e depois, com a ajuda de uma colher / salazar / garfo, distribuir uniformemente toda a massa, tentando deixá-la o mais lisa possível. Levar ao forno entre 20 a 25 minutos - até a base estar fofa ao toque e dourada.
 
Base da tarte acabada de sair do forno
4 - Enquanto a base está no forno, podem ir adiantando a cobertura de amêndoas - levar todos os ingredientes a lume brando, mexendo de tempos a tempos, até o leite começar a ferver e depois começar a ficar ligeiramente mais espesso e amarelado, ficando ao nível das amêndoas - este processo demora cerca de 20 minutos. 
 
Mistura das amêndoas acabada de cozer.
5 - Depois da massa estar cozida, retirar do forno e coloquem a jeito para que possam deitar por cima a mistura das amêndoas. A forma mais fácil é retirarem primeiro as amêndoas, espalhando o mais uniformemente possível pela totalidade da base. Depois quando tiverem tudo colocado, espalhar o leite também por toda a base.
 
 
6 - Levar ao forno (ainda a 200ºC) durante 20 a 25 minutos, até as amêndoas ficarem douradas. Caso tenham forno eléctrico, coloquem apenas o forno a trabalhar por cima. Caso tenham forno a gás, deixem continuar o calor a sair por baixo. 

E é tudo! Como vêem, não é uma receita complicada e acreditem que é deliciosa! É das coisas que mais gosto de comer, e sem duvida satisfaz qualquer desejo de gulodice! 


Um beijinho*


1 comments:

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores