Receita - Fatias Douradas / Rabanadas

Olá a todas! 

Sendo que já estamos muito perto do Natal, é obrigatório eu partilhar esta receita com vocês - as deliciosas Fatias Douradas, um essencial cá por casa nesta época!


São simples de se fazer, mas requerem organização e rapidez para que fiquem boas, doces e com uma óptima textura!

Continuem a ler para verem os ingredientes e a descrição da receita!


Os ingredientes utilizados (para cerca de 7/8 fatias douradas) foram:

1 pão de forma com 1 palmo de tamanho com 2 ou 3 dias (não pode ser tipo Panrico, tem mesmo de ser uma forma inteira)
800ml de leite
5 + 14 colheres de sopa de açucar
6 ovos
2 colheres de sopa de canela
4 tirinhas de casca de limão
Óleo (para fritar)


Como fazer:

1 – Cortar o pão de forma em fatias de cerca de 1,5 cm a 2 cm de largura. Irá dar entre 7 a 8 fatias.
 
 
2 – Depois, juntar numa frigideira ou tacho o leite, 5 colheres de açúcar e as cascas de limão e levar a ferver. Eu prefiro usar uma frigideira, para ser mais fácil ao molharmos as fatias no leite, para depois as retirar. Se for num tacho, é maior o risco de sem querer, partirmos a fatia.
3 - Colocar o óleo numa frigideira e levar ao lume a aquecer. A frigideira tem de ter algum óleo, como se fossem fritar rissóis ou croquetes - é suposto a fatia boiar no óleo e não tocar na frigideira, para não ficar muito escura quando é frita.
4 - Enquanto o leite  e o óleo aquecem, bater uma tigela ou prato de sopa largo os 6 ovos, até estarem bem batidos. Por esta altura devem montar um género de sistema para começarem a fazer as vossas fatias, como podem ver na foto abaixo. 


Do lado onde está a frigideira com o leite, tenho as fatias do pão prontas e do lado da frigideira com o óleo, tenho dois tabuleiros com papel absorvente, prontos para colocar as fatias quando acabadas de fritar. 
5 - Quando o leite começar a ferver, baixar o lume para o mínimo e retirar as cascas do limão. Certifiquem-se também que o óleo já está quente, baixem o lume para médio e é hora de começar a fazer as fatias! É essencial que nesta altura tenham uma espátula para vos ajudar a virar as fatias. Primeiro, passar a fatia pelo leite, em ambos os lados. Depois, passar para o ovo, também em ambos os lados. Atenção, não deixem a fatia ensopar muito o leite nem o ovo, porque senão vai de certeza partir-se e depois quando quiserem fritar, vai ensopar também muito o óleo e não fica com uma boa consistência. O melhor é mesmo deixarem apenas 2 ou 3 segundos de cada lado, e vão ficar óptimas. 
6 - Depois do leite e dos ovos, é colocar no óleo. Tenham atenção para o lume não estar muito alto senão vão ficar escuras muito rapidamente, e não é isso que se pretende. As fatias devem demorar cerca de 1 minuto e meio de cada lado, até ficarem com uma bonita cor dourada ligeiramente escura. Depois retirar do lume e colocar no tabuleiro com papel absorvente, para retirar o excesso de óleo. Repitam o processo até estarem todas as fatias fritas.
7 - Depois, numa tigela ou tabuleiro alto, colocar as 14 colheres de sopa de açúcar + 2 colheres de sopa de canela e misturar tudo muito bem. Depois, é só passar as fatias pela mistura de açúcar e canela e colocar num prato, prontas a servir!

Elas são muito boas mornas, pelo que podem fazê-las e depois quando as quiserem comer, é só levar uns segundos ao micro-ondas e ficam ainda melhores!

É um doce de Natal que apesar das calorias, é das coisas mais deliciosas que se podem comer!

Um beijinho*


3 comments:

  1. Só de olhar já cria água na boca! Eu adoro fatias douradas! =)

    Participa no 1º sorteio do meu blog!
    http://www.martinhamakeuplover.blogspot.com/2011/12/mae-natal-chegou-1-sorteio-do-blog.html

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Sou completamente doidaaaa por rabanadas!
    Obrigada por partilhares :D

    xoxo*
    IV
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores