Cuidados Básicos a ter com a Pele

Olá a todas!

Hoje vou falar-vos (tal como o título indica) de cuidados básicos que se devem ter com a pele. Quais os passos que se devem ter, alguns produtos que se devem usar, entre outros.

De à alguns anos para cá tenho tido alguns problemas com a pele, e sempre tive pouca paciência para cuidar dela. Mas com estes problemas que têm surgido, tive que ganhar força de vontade e começar a tratar bem da minha pele.


Assim, depois de pesquisar um pouco e de recolher alguma informação, ganhei uma “rotina” que me ajuda a manter a minha pele mais bonita e saudável.
Assim, em primeiro lugar, antes de comprar qualquer tipo de produto ou de fazer qualquer coisa, é necessário definir qual o teu tipo de pele. Assim, podes fazer as coisas da forma mais adequada possível para que a tua pele reaja da melhor forma.

Uma coisa que se deve ter em conta é que, não importa qual o tipo de pele, nunca se deve exagerar nos tratamentos e produtos que se utilizam. Isto tem uma razão simples: a generalidade dos produtos têm algum tipo de gordura, pelo que se estas forem constantemente introduzidas na pele, em vez de a hidratarem, fazem com que apareçam mais borbulhas e reacções aos produtos, que é precisamente o oposto do que se quer!

Assim, criem um género de rotina semanal para o tratamento da vossa pele, que é o mais simples e mais seguro!

Tratamento – passo a passo

Eu tenho 3 cuidados básicos que tenho com a minha pele: limpeza, hidratação e esfoliação.

A minha pele é mista (tem zonas onde é oleosa e outras zonas onde a pele é mais sensível), pelo que geralmente utilizo produtos destinados a peles mistas ou sensíveis.

O que faço diariamente é o seguinte: primeiro, limpo a pele todas as manhãs com o Leite de Limpeza Equilibrante L’oreal com um disco de algodão. Custa cerca de 7,00€ e tem funcionado perfeitamente na minha pele. Tem um cheiro super agradável, não é demasiado gorduroso e tem um género de tripla acção, que enquanto limpa, hidrata e também tonifica/refresca a pele.  
Depois de fazer a limpeza da minha pele, utilizo o Creme de Dia Hidratante Suave da Nívea, que além de hidratante tem também protecção solar SPF 15. Isto é sempre um factor que têm de ter em conta, pois quer seja Verão ou Inverno, devem sempre utilizar um creme para o vosso rosto que tenha protecção UV.

Devem também ter em atenção em não aplicar muita quantidade de hidratante, apenas o suficiente para que a pele possa absorver com facilidade.
Faço esta rotina pela manhã e à noite. Geralmente à noite, aplico menos quantidade de hidratante, para não sobrecarregar a pele. 

Esfoliação
A esfoliação é uma óptima opção para limpar mais profundamente a pele. Devem fazer este passo uma vez por semana ou de duas em duas semanas (caso a vossa pele seja mais sensível).
Para que serve a esfoliação? Para eliminares todas as células mortas e gordura mais profunda que possa estar alojada na tua pele.
Este é um passo importante nos cuidados com a pele pois a lavagem diária ajuda muito e é fundamental, mas nem sempre é capaz de limpar os poros na sua profundidade. Quando a pele é esfoliada, estamos a retirar a camada de células mortas na superfície e expondo as células mais novas que são mais saudáveis, jovens e brilhantes.

Relativamente a produtos esfoliantes, existem N no mercado. Muitas vezes, não compensa investir neste tipo de produtos, pois podes tu mesma fazer em casa! Geralmente incluem fruta / mel / açúcar e existem várias opções dependendo do tipo de pele. Podem facilmente pesquisar no Google “esfoliante facial” que encontram várias possibilidades pelas quais podem optar.

Produtos – Quais os melhores?
Para a pele, é muito difícil aconselhar quais os melhores ou piores produtos que existem. Isto porque, cada pessoa tem o seu tipo de pele, e cada pele reage de forma diferente a cada produto. Por isso, não considero que seja bom aconselhar qualquer tipo de produto, limitando-me assim a mencionar quais são os que utilizo e quais funcionam bem comigo. Assim, posso apenas falar de duas marcas que considero que funcionam sempre bem:

Clinique – Gosto muito desta marca! Conheço pessoas que usam constantemente os seus produtos e que se dão super bem. Gosto, principalmente, do sistema de três passos que esta marca tem. São três produtos para serem utilizados diariamente, cada um com uma função diferente, e que garante que ajuda a pele a ficar saudável. Pode ser um pouco mais cara do que é desejável, mas é de qualidade garantida.

Podem saber mais informações sobre este sistema da Clinique aqui.

Garnier – Gosto desta marca porque tem bastante variedade e com vários preços. Tem uma boa gama para todos os tipos de peles e para todas as idades, o que eu penso que é uma boa vantagem. E a própria qualidade dos produtos é boa, o que é o principal.

Atenção que apesar de só mencionar duas marcas, não quer dizer que as outras sejam más! Estas apenas são marcas das quais tenho melhores referências.
Espero que este post vos seja útil! Gostava também que me falassem de produtos que utilizam e outras dicas para partilharmos entre todas!

Obrigada a todas*

0 comments:

Enviar um comentário

 

Posts Populares

Instagram


Follow me @joanaimmachado

Seguidores